quinta-feira, 14 de junho de 2012

CARUARU 0 CADÊ O SÃO JOÃO?


CARUARU – CADÊ O SÃO JOÃO?
De: Ysolda Cabral 



Não sou contra o progresso, muito pelo contrário. Entretanto, algumas coisas não deveriam ter mudado.

Poderia sair enumerando algumas, mas sabendo ser pura perda de tempo, vou me limitando a apenas uma: O SÃO JOÃO DE CARUARU.

- Pois é!

O São João de Caruaru cresceu, se modernizou e mudou, mudou tanto que perdeu totalmente sua característica, sua pureza...

- Nem parece mais uma festa junina!

Parece mais um Carnaval fora de época e, o que é pior, com duração de trinta dias.

A cidade que, respeitava a beleza de seu ''Morro do Bom Jesus'' e se estendia ao seus pés, com orgulho de tê-lo como cartão postal,  hoje o invade e, nem assim, tem condições de receber tanta gente, por mais que o caruaruense se esforce em receber bem.

Não há espaço nem pra carro e nem pra gente.  Mesmo assim o ''Carnaval'', digo, a festa junina rola, regada a muita água que passarinho não bebe.

- Também, Caruaru nunca foi muito abundante de água potável!  Os ''foliões'', quero dizer os visitantes, não reclamam e até agradecem.

- É triste, muito triste saber que uma festa religiosa, tão linda, tão família e tão própria da cidade de interior, tenha sido transformada nisso que aí está.

Até o forró ninguém sabe mais dançar!  Pois, àquilo que foi visto ontem no Faustão, no quadro, ''Dança dos Famosos'' foi tudo, menos forró.

O único que dançou lembrando, mais ou menos, essa dança, foi o primeiro que se apresentou e isto aconteceu em função de suas limitações físicas, devido a excesso de peso.

- Que pena!

**********

Abaixo, comentário bem humorado e digno de destaque do meu amigo escritor e jornalista, Sóstenes Fonseca, um dos filhos ilustres de Caruaru.

11/06/2012 11:40 - SÓSTENES FONSECA
Ysoldinha, não tenho certeza, mas, a gente dançou junto um forró verdadeiro? Se fosse hoje, como é que dançaríamos ao "som" de Michel Teló, Banda Calypso entre outras "maravilhas" que New Caruaru City nos emponhe goela abaixo...? Só pra descontrair...um amigo querido da nossa época, Nadinho, me ligou pra informar que houve um assassinato no Pátio do Teló, exatamente a meia-noite e, a vítima só caiu no chão as cinco da manhã... Beijo e parabéns pela crítica.
**********
Valeu, querido!
Uma honra receber sua visita.
**********

Publicado no Recanto das Letras  em 11/06/2012
Código do texto: T3717552