sábado, 13 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA


QUEM SOU EU


Recebi o seguinte questionário e resolvi respondê-lo publicamente.


P. Você nasceu em que cidade?
R. Nasci no “País” de Caruaru – Estado de Pernambuco, em 22/04/1954

P. Estado civil?
R. Casada.

P. Filhos?
R. Sim. Uma filha linda e que nasceu feia pra danar (rsrs)

P. Profissão?
R. Secretária Executiva ( aposentada ); técnica da Divisão Jurídica do Crea-PE; estudante de Direito; pretensa escritora e poetisa, com um livro de poesias publicado; outro em fase de acabamento; um romance em andamento e mais dois livros de poemas e um de crônicas a serem finalizados.

P. Quais seus maiores feitos?
R. Aos 11 anos compor minha primeira música; aos 14, publicar minha primeira crônica; aos 15, ter sido escolhida a “Garota Charme” de minha cidade; aos 20, representar Caruaru no Miss Pernambuco e ser classificada no 3º lugar, sem nunca “me achar”; sobreviver às furiosas línguas que existem em todas as cidades de interior, casar aos 33 e ser mãe aos 36.

P. Quais os livros que lhe marcaram?
R. O Diário de Anne Frank, Satiricon de Petrônio, O Mundo de Sofia de Jostein, Mergulho na Paz de Hermógenes, Mutações de Liv Ulmann, A Gota D’agua de Paulo Pontes, todos de Hermann Hesse, Khalil Gibran, Gabriel Garcia Marques, Jorge Amado, Sidney Sheldon, Ariano Suassuna, Jessier Quirino, Airton Lócio e por aí vai (rsrs)

P. Quais seus escritores preferidos?
R. Os do Recanto das Letras, claro (rsrs)

P. Quais filmes você recomendaria?
R. Yentl; O Bolero de Ravel; O Pequeno Traidor; Um Ato de Liberdade; O Som do Coração; Amor Sem Fronteiras; Ensaio Sobre a Cegueira. O Caçador de Pipas; Um Sonho de Liberdade; O Amor Não Tira Férias; Doce Novembro, Austrália. Jogo de Amor Em Las Vegas; O Clube da Feliz Idade; Sem Reservas; Por Que Eu Me Casei; O Leitor. O Poder da Paixão; O Menino de Pijama Listrado; Busca Implacável; Juntos Pela Vida; Terapia do Amor; Divã e tantos outros mais (adoro filmes)

P. Qual o pior defeito do ser humano na sua concepção?
R. A pobreza de espírito, a falta de caráter, a inveja, a ganância, a vaidade, a ambição desmedida, a falta de caridade, a falta de humanidade, a falta de generosidade, a falta de lealdade e a falta de fé.

P. O que mais você odeia?
R. Mentirosos, maldosos, exibicionistas, falsos moralistas, narcisistas, covardes, medrosos, irresponsáveis, pessoas que falam alto, que se “acham”; “dedos-duros”, bajuladores, deselegância, falta de respeito, falta de consideração, falta de educação. E mais; sujeira de qualquer espécie, traição, bagunça, barata, política, futebol, fanatismo e tantas outras coisas mais... Inclusive, falta de palavra.

P. O que não lhe cansa?
R. Ler, escrever, nadar, andar, comer, brincar, sorrir, chorar e falar o que ninguém gosta de ouvir. (Rsrs)

P. O que você precisa aprender?
R. Muita coisa, porém o que se faz mais urgente em mim é aprender a ter paciência e aprender a escutar.

P. O que é absurdo para você?
R. A fome, a miséria, a discriminação e as diferenças sociais e culturais

P. Você reprova alguém?
R. Não. Não reprovo ninguém, pois cada um sabe de si.

P. Com quem você não gosta de perder tempo?
R. Com gente burra e metida a besta.

P. O que sempre carrega com você?
R. Minha simplicidade, meu sorriso, minha autenticidade, meu amor e o meu Deus no coração.

P. Que roupa você não usaria?
R. Roupas apertadas, curtas, decotadas e nem usaria fio dental.

P. Que bicho não deveria existir?
R. O homem perverso.

P. Você usa palavrão?
R. Só quando há uma boa razão e para não morrer do coração. (Rsrs)

P. Palavras bonitas:
R. Amor, Paz, Harmonia, Verdade, Esperança.

P. Quem você mais ama na vida?
R. Minha filha indiscutivelmente.

P. Uma pessoa que você não conheça e lhe pareça verdadeira, generosa, inteligente e admirável.
R. Cyla Dalma (um amigo virtual)

P. Quais os instrumentos musicais que você mais gosta?
R. Violão, bandolim, harpa, Violino, Piano... Ah, são tantos!

P. Qual a estação do ano que você mais gosta?
R. Todas têm seus encantos e desencantos e nos inspira a compor muita poesia.

P. Quais suas Flores Preferidas
R. O Girassol, a flor de Cactus e a Orquídea

P. Quem é você?
R. Ninguém... Apenas Ysolda.

Ysolda Cabral
Publicado no Recanto das Letras em 14/02/2010
Código do texto: T2086344